terça-feira, 2 de outubro de 2012

Ubuntu

Nos últimos tempos Ubuntu tornou-se o garoto propaganda do Linux. É a 'distro' mais popular até agora, atraindo mais de 2.200 acessos por dia no site Distrowatch.
O Ubuntu é praticamente um estreante na cena Linux. Foi anunciado em 2004 mas, está mais do que pronto. Fundada pelo milionário sul-africano Mark Suttleworth.
O Ubuntu tem como base o Debian e inclui aplicativos bastante conhecidos, como Firefox e OpenOffice.org. Seu cronograma de atualização é previsível – há uma nova versão a cada seis meses.
O Ubuntu também é notável por sua facilidade de uso e pela inclusão de um assistente de migração para usuários do Windows e o suporte para as tecnologias mais recentes. A versão 10.10 do Ubuntu – também conhecida como Maverick Meerkat – incluirá a compatibilidade para telas muiltitoque e comandos de gestos. A revisão final dessa versão está prometida para outubro de 2010.
O Ubuntu está disponível também, em vários remixes e subdistros com foco em nichos específicos, como Kubuntu, Xubuntu e Lubuntu. A única diferença é à oferta de um ambiente de desktop alternativo ao Gnome que é o utilizado pelo Ubuntu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário